Código Q

QSG: o que significa e como usar nas comunicações via rádio

O código QSG é uma das siglas que fazem parte do Código Q, um sistema padronizado de comunicação de código de três letras usado em transmissões de rádio. O Código Q foi adotado internacionalmente por Forças Armadas, sinais operacionais inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial no início do séculos XX época do rádio com código Morse, e posteriormente adaptado para outras formas de comunicação, como a fonia (voz) e os modos digitais .

O Código Q inclui várias siglas que começam com a letra “Q” e que têm um significado específico, dependendo do contexto em que são usadas. Algumas siglas são usadas apenas em comunicações militares ou de emergência, outras são usadas apenas em comunicações marítimas ou aeronáuticas, e outras são usadas em comunicações gerais de rádio amador ou profissional.

O código QSG significa “Devo transmitir… telegramas de uma vez?”. Ele é usado para perguntar ao interlocutor se ele pode receber uma série de mensagens consecutivas sem interrupção. Ele também pode ser usado como uma resposta afirmativa ou negativa para essa pergunta.

Origem do código QSG

O código QSG é uma das siglas originais do Código Q, criado em 1909 pelo governo britânico para auxiliar na transmissão de mensagens e reduzir o tamanho e simplificar o conteúdo do texto. Ele era usado principalmente em comunicações radiotelegráficas comerciais entre estações terrestres e navios.

O código QSG foi adotado pela Conferência Internacional de Radiotelegrafia de Londres em 1912, juntamente com outras siglas do Código Q, como parte das normas e regulamentações aplicáveis aos rádios amadores em todo o mundo. Ele foi mantido nas versões posteriores do Código Q, que foram ampliadas e atualizadas ao longo dos anos.

Importância do código QSG

O código QSG é importante porque permite uma comunicação rápida e eficiente entre os operadores de rádio, especialmente em situações de emergência ou de tráfego intenso. Ele evita que as mensagens sejam interrompidas ou perdidas por interferências ou ruídos na frequência. Ele também economiza tempo e energia ao transmitir várias mensagens de uma só vez.

O código QSG também é importante porque faz parte da cultura e da história do radioamadorismo, um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. O radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos praticantes, chamados de radioamadores.

Como usar o código QSG nas comunicações

O código QSG pode ser usado tanto em comunicações radiotelegráficas (código Morse) quanto em comunicações fônicas (voz) ou digitais. Ele pode ser usado tanto para fazer uma pergunta quanto para dar uma resposta. Ele pode ser usado tanto para transmitir telegramas quanto para transmitir outros tipos de mensagens.

A forma de usar o código QSG depende do contexto e da convenção adotada pelos operadores de rádio. Em geral, o código QSG é seguido pelo número de mensagens que se pretende transmitir ou que se pode receber. Por exemplo:

– QSG 3 significa “Devo transmitir três telegramas de uma vez?” ou “Posso receber três telegramas de uma vez”.
– QSG 5 significa “Devo transmitir cinco telegramas de uma vez?” ou “Posso receber cinco telegramas de uma vez”.

Em alguns casos, o código QSG pode ser seguido por outras informações, como o indicativo de chamada da estação que vai transmitir ou receber as mensagens, ou o tipo de mensagem que vai ser transmitida. Por exemplo:

– QSG 2 PY2AB significa “Devo transmitir dois telegramas de uma vez para a estação PY2AB?” ou “A estação PY2AB pode receber dois telegramas de uma vez”.
– QSG 4 SSTV significa “Devo transmitir quatro imagens em modo SSTV (Slow Scan Television) de uma vez?” ou “Posso receber quatro imagens em modo SSTV de uma vez”.

Para responder ao código QSG, o operador de rádio pode usar o mesmo código seguido pela palavra SIM ou NÃO, ou usar outros códigos do Código Q, como QSL (entendido, recebido) ou QSI (não há possibilidade de interromper sua transmissão). Por exemplo:

– QSG 3 SIM significa “Sim, deve transmitir três telegramas de uma vez” ou “Sim, posso receber três telegramas de uma vez”.
– QSG 5 NÃO significa “Não, não deve transmitir cinco telegramas de uma vez” ou “Não, não posso receber cinco telegramas de uma vez”.
– QSG 2 PY2AB QSL significa “Entendido, deve transmitir dois telegramas de uma vez para a estação PY2AB” ou “Entendido, a estação PY2AB pode receber dois telegramas de uma vez”.
– QSG 4 SSTV QSI significa “Não há possibilidade de interromper sua transmissão, deve transmitir quatro imagens em modo SSTV de uma vez” ou “Não há possibilidade de interromper sua transmissão, posso receber quatro imagens em modo SSTV de uma vez”.

Conclusão

O código QSG é um dos códigos do Código Q, um sistema padronizado de comunicação de código de três letras usado em transmissões de rádio. Esse código significa “Devo transmitir… telegramas de uma vez?” e é usado para perguntar ou responder se o interlocutor pode receber várias mensagens consecutivas sem interrupção. Ele tem origem nas comunicações radiotelegráficas comerciais do início do século XX e foi adotado internacionalmente pelo radioamadorismo. O código é importante para garantir uma comunicação rápida e eficiente entre os operadores de rádio, especialmente em situações de emergência ou de tráfego intenso. O código QSG pode ser usado tanto em comunicações radiotelegráficas quanto em comunicações fônicas ou digitais, seguindo o número de mensagens que se pretende transmitir ou que se pode receber.

Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados