Religião

Profano: entenda o conceito

Você já se perguntou o que significa a palavra “profano”? De onde ela vem e como ela é usada na cultura e na religião? Neste artigo, vamos explorar o conceito de profano, sua origem, seu significado e suas implicações na arte e na música. Acompanhe!

O que é profano?

Profano é tudo aquilo que transgride as regras sagradas, ou seja, que se opõe ao respeito devido às coisas divinas. Profano é o contrário de sagrado ou sacro. Também um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião, ou seja, que não tem ligação ou conhecimento das coisas sagradas. Profano é, ainda, um substantivo que se refere à pessoa que não é iniciada em algum mistério ou segredo religioso.

Qual a origem da palavra?

A palavra profano vem do latim “profanus”, que significa literalmente “diante do templo”. Essa expressão era usada para designar as pessoas que não podiam entrar no templo ou nos lugares mais sagrados, por não serem sacerdotes ou iniciados nos ritos religiosos. Essas pessoas ficavam do lado de fora, apenas observando ou participando indiretamente das cerimônias. Com o tempo, a palavra profano passou a ter um sentido pejorativo, de alguém que desrespeita ou ignora as coisas sagradas.

O que a Bíblia diz sobre o profano?

A Bíblia usa a palavra profano em vários versículos, principalmente no Antigo Testamento. Em geral, o termo se refere àqueles que violam os mandamentos de Deus, que adoram falsos deuses, que praticam a idolatria, a imoralidade, a violência ou a injustiça. O profano é visto como alguém que se afasta de Deus e se contamina com o mundo. Veja alguns exemplos:

  • “Não darás tua filha ao seu filho e não tomarás sua filha para teu filho; pois eles fariam desviar teus filhos de mim para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós e depressa vos consumiria.” (Deuteronômio 7:3-4)
  • “Eis que eu vos envio o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.” (Malaquias 4:5-6)
  • “Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.” (2 Timóteo 3:13)

Como o profano se manifesta na arte?

O profano também pode ser entendido como uma forma de expressão artística que não segue os padrões ou os valores estabelecidos pela religião ou pela sociedade. Uma manifestação profana pode ser vista como uma forma de contestação, de crítica, de liberdade ou de criatividade. Também pode ser encontrado em diversas manifestações culturais, como pinturas, esculturas, literatura, cinema, teatro e música.

Um exemplo de arte profana é a chamada arte blasfema, que usa símbolos ou imagens religiosas de forma irônica, satírica ou ofensiva. Um caso famoso foi a exposição “Queermuseu”, realizada em 2017 no Brasil, que gerou polêmica por apresentar obras que retratavam temas como homossexualidade, pedofilia e zoofilia em contextos religiosos.

Um exemplo de música profana é a chamada música satânica, que usa letras ou melodias que fazem referência ao diabo, ao inferno ou à magia negra. Um caso famoso foi o da banda norueguesa Mayhem, considerada uma das pioneiras do black metal, que ficou conhecida por seus shows violentos, seus crimes e seus suicídios.

Conclusão

Neste artigo, vimos o que é profano, sua origem, seu significado e suas implicações na arte e na música. Vimos que é um conceito que pode ter várias interpretações, dependendo do contexto e da perspectiva. O profano pode ser visto como algo negativo, que ofende ou desafia as coisas sagradas, ou como algo positivo, que questiona ou inova as coisas estabelecidas. Pode ser uma forma de transgressão ou de expressão.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e interessante para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.

Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados