Sociedade

O que significa ESG?

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Esses são os três pilares que compõem um conjunto de critérios usados para avaliar o desempenho sustentável de uma organização.

O termo ESG surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. A publicação foi resultado de um desafio lançado pelo secretário-geral da ONU na época, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

Desde então, o conceito de ESG vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios, especialmente entre os investidores, que passaram a considerar esses aspectos na hora de escolher onde aplicar seus recursos. Segundo um relatório de 2022 da PwC, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões. No Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020.

Mas o que significa cada um dos pilares do ESG e como eles podem ser medidos e reportados pelas empresas? Vamos ver a seguir.

Pilar Ambiental

O pilar ambiental se refere ao impacto e à gestão dos riscos ambientais de uma organização. Isso inclui aspectos como emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, uso e preservação dos recursos naturais, adaptação e resiliência às mudanças climáticas e prevenção e mitigação de danos ambientais.

As empresas que se destacam nesse pilar são aquelas que adotam práticas como:

  • Redução da pegada de carbono e compensação das emissões inevitáveis;
  • Uso eficiente de energia, água e outros insumos;
  • Implementação de fontes renováveis de energia;
  • Gestão adequada dos resíduos gerados;
  • Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas;
  • Investimento em inovação e tecnologia verde.

Pilar Social

O pilar social se refere às relações e ao impacto de uma organização com seus stakeholders internos e externos. Isso envolve aspectos como direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança, satisfação e engajamento dos colaboradores, responsabilidade social corporativa, qualidade dos produtos e serviços oferecidos e ética nas relações com clientes, fornecedores e comunidades.

As empresas que se destacam nesse pilar são aquelas que adotam práticas como:

  • Promoção de um ambiente de trabalho justo, saudável e motivador;
  • Oferecimento de oportunidades de desenvolvimento e capacitação profissional;
  • Respeito à diversidade e à equidade de gênero, raça, orientação sexual etc.;
  • Apoio a causas sociais relevantes para a sociedade;
  • Garantia da segurança, da qualidade e da transparência dos produtos e serviços;
  • Estabelecimento de parcerias éticas e sustentáveis com fornecedores;
  • Contribuição para o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Pilar Governança

O pilar governança se refere à forma como uma organização é liderada e administrada. Isso abrange aspectos como estrutura societária, composição do conselho de administração, alinhamento dos interesses dos acionistas e gestores, políticas internas de compliance, controle interno e auditoria, transparência nas informações financeiras e não financeiras e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

As empresas que se destacam nesse pilar são aquelas que adotam práticas como:

  • Definição clara das atribuições e responsabilidades dos órgãos societários;
  • Presença de conselheiros independentes e qualificados no conselho de administração;
  • Remuneração variável dos gestores vinculada ao desempenho econômico, social e ambiental;
  • Adoção de códigos de conduta e de ética;
  • Implementação de sistemas de gestão de riscos e de compliance;
  • Divulgação periódica e tempestiva de relatórios financeiros e não financeiros;
  • Prevenção e combate a fraudes, desvios e ilícitos.

Percepção do mercado e da sociedade

O ESG é importante porque demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade em todas as suas dimensões, gerando valor para a sociedade e para o negócio. Além disso, o ESG é um diferencial competitivo que atrai investidores, clientes, funcionários e parceiros que se identificam com os princípios e as práticas da empresa.

A percepção do mercado sobre o ESG tem se tornado cada vez mais positiva e exigente. Segundo um estudo da consultoria BCG, empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança veem diversos impactos positivos, como maior lucratividade e até uma melhora em seu valor de mercado ao longo do tempo.

O momento atual é desafiador para as empresas que querem seguir os critérios do ESG. É preciso adaptar-se às mudanças climáticas, às demandas sociais e às regulamentações cada vez mais rigorosas. Também é necessário uma comunicação clara e transparente com os diversos públicos de interesse, mostrando os resultados e os impactos das ações ESG. E, além de todos esses desafios, a empresas vivem um cenário altamente competitivo que requer constante inovação e uma busca incessante por soluções que gerem valor compartilhado para todos os envolvidos.

O ESG não é uma moda passageira, mas sim uma tendência irreversível que significa que as empresas devem ter uma postura cada vez mais proativa e responsável. As empresas que incorporarem o ESG em sua estratégia terão mais chances de se destacar no mercado e contribuir para um mundo melhor.

Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados