Cultura

O que é Halloween? Origem, curiosidades e tradições

Halloween é uma festa popular que acontece no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. O nome Halloween vem da abreviação de All Hallows’ Eve, que significa “véspera de todos os santos” em inglês.

Origem

O Halloween tem suas raízes em um antigo festival celta chamado Samhain, que era celebrado há mais de 2 mil anos na região que hoje é a Irlanda. O Samhain marcava o fim do verão e o início do inverno, uma época em que se acreditava que os espíritos dos mortos podiam retornar à Terra. As pessoas acendiam fogueiras e usavam trajes assustadores para afastar os espíritos malévolos.

Com a expansão do cristianismo, a Igreja Católica tentou substituir o Samhain por uma festa cristã chamada Dia de Todos os Santos, que era celebrada em 1º de novembro. O nome Halloween vem da expressão “All Hallow’s Eve”, que significa “véspera de todos os santos”. No entanto, muitas das tradições pagãs do Samhain continuaram sendo praticadas pelo povo celta e se misturaram com as influências cristãs.

O Halloween chegou aos Estados Unidos no século XIX, trazido pelos imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país. Lá, a festa se popularizou e ganhou novos elementos, como as abóboras esculpidas, que substituíram os nabos usados na Irlanda. O costume de pedir doces ou travessuras também surgiu nos Estados Unidos, inspirado em uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack, que enganou o diabo e foi condenado a vagar pelo mundo com uma lanterna feita de um nabo.

Tradições do Halloween no Brasil

No Brasil, o Halloween não é uma festa tradicional, mas tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Muitas escolas, lojas e famílias aderiram à comemoração, que é vista como uma forma de diversão e aprendizado sobre outras culturas. As crianças se fantasiam e pedem doces nas casas vizinhas ou em festas organizadas. Os jovens e adultos também participam de eventos noturnos com música, dança e concursos de fantasias.

No entanto, nem todos os brasileiros gostam do Halloween, pois consideram que ele é uma imposição da cultura norte-americana e que desvaloriza as tradições nacionais. Por isso, alguns preferem celebrar o Dia do Saci, uma festividade brasileira que ocorre no mesmo período. O Dia do Saci foi criado em 2003 por um movimento que defende a preservação das lendas folclóricas do Brasil. O Saci-Pererê é um personagem muito conhecido do folclore brasileiro, que é representado por um menino negro de uma perna só que usa um gorro vermelho e faz travessuras.

Curiosidades sobre o Halloween

O Halloween é uma festa cheia de curiosidades e fatos interessantes. Veja alguns deles:

  • O Halloween é uma das datas mais lucrativas para o comércio nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Natal. Estima-se que os americanos gastem cerca de 9 bilhões de dólares com fantasias, doces, decorações e festas.
  • Alguns filmes famosos sobre o Halloween são: O Estranho Mundo de Jack (1993), Abracadabra (1993), A Noiva Cadáver (2005) e Halloween – A Noite do Terror (1978). Este último é considerado um clássico do gênero terror e foi inspirado em um assassino real chamado Michael Myers.
  • O recorde mundial da maior abóbora já cultivada pertence ao belga Mathias Willemijns, que em 2016 produziu uma abóbora de 1.190 quilos. A abóbora foi entalhada pelo artista Scott Cully, que levou seis horas para fazer o trabalho.
  • O recorde mundial da maior coleção de itens relacionados ao Halloween pertence à americana Lisa Morton, que possui mais de 2 mil objetos temáticos, como máscaras, livros, bonecos, cartões, etc.
  • O recorde mundial da maior festa de Halloween já realizada pertence à cidade de Nova York, que em 2019 reuniu cerca de 60 mil pessoas na Parada Anual do Dia das Bruxas. O evento contou com carros alegóricos, bandas, dançarinos e muitas fantasias criativas.

Símbolos do Halloween

O Halloween tem vários símbolos que representam sua origem e seu significado. Alguns dos mais conhecidos são:

  • A abóbora: a tradição de entalhar abóboras com rostos e velas dentro vem de uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack, que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vagava pela noite com uma lanterna feita de um nabo.
  • A cor laranja: simboliza o outono e a colheita, época em que os celtas celebravam o fim do verão.
  • A cor preta: simboliza a escuridão e a morte, elementos presentes na festa dos celtas e na visão da Igreja sobre o Halloween.
  • As bruxas: eram pessoas que praticavam magia e curandeirismo, e que foram perseguidas e condenadas pela Igreja durante a Idade Média.
  • Os fantasmas: eram os espíritos dos mortos que voltavam para assombrar os vivos, segundo a crença dos celtas.
  • Os vampiros: eram seres sobrenaturais que se alimentavam de sangue humano, e que foram popularizados pela literatura gótica do século XIX.
  • Os morcegos: eram animais associados às bruxas e aos vampiros, por serem noturnos e voarem.
  • As aranhas: eram animais considerados sinistros e venenosos, e que também faziam parte do universo das bruxas.

Dicas para comemorar o Halloween

Se você gosta do Halloween e quer aproveitar essa festa ao máximo, aqui vão algumas dicas:

  • Escolha uma fantasia criativa e original. Você pode se inspirar em personagens de filmes de terror, super-heróis macabros ou monstros clássicos. Use sua imaginação e não tenha medo de ousar.
  • Capriche na decoração da sua casa ou do local da festa. Use abóboras esculpidas com lanternas, teias de aranha falsas, morcegos de papel, velas temáticas e efeitos de iluminação misteriosa. Você pode até fazer uma caça ao tesouro com pistas assustadoras.
  • Prepare doces e comidas temáticas. Você pode fazer bolos, cupcakes, biscoitos e balas com formatos de fantasmas, caveiras, aranhas e outros símbolos do Halloween. Use corantes alimentícios para dar cores vibrantes aos seus quitutes.
  • Assista a filmes de terror com seus amigos ou familiares. Prepare a pipoca e se prepare para levar sustos.
Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados