Música

O que é Diapasão? Como funciona e como usar?

Olá, tudo bem? Neste artigo, eu vou te contar o que é diapasão, qual a sua origem, para que serve e como usar esse instrumento tão importante na música. Vamos lá?

Afinal, o que é diapasão?

Diapasão é um instrumento metálico em forma de U que, ao vibrar, emite a nota de referência (lá) para a afinação de um instrumento musical ou de uma voz. O diapasão funciona com a vibração sonora, que é transmitida pelo ar até o nosso ouvido. Ao ouvir o som do diapasão, podemos comparar com o som do instrumento ou da voz que queremos afinar e ajustar a tensão das cordas, o sopro ou a posição da laringe até que os sons fiquem iguais.

O diapasão é um instrumento muito antigo, que surgiu na Grécia Antiga. A palavra diapasão vem do grego “diá pasón khordón”, que significa “através de todas as cordas”. Isso porque os gregos usavam uma régua com marcas que indicavam as distâncias entre as cordas de uma lira, um instrumento de cordas muito popular na época. Essa régua era chamada de kanon e servia para medir os intervalos musicais e afinar a lira.

Com o tempo, o kanon foi substituído por um instrumento mais simples e prático: uma barra de metal dobrada em forma de U, que podia ser batida com um martelo ou uma madeira para produzir um som. Esse instrumento foi chamado de diapasão pelos latinos, que herdaram a cultura musical dos gregos.

O diapasão é usado até hoje por músicos profissionais e amadores, pois é um instrumento fácil de transportar e manusear. Existem vários tipos de diapasões, que podem emitir diferentes notas musicais. O mais comum é o diapasão que emite a nota lá (A), que tem uma frequência de 440 Hz. Essa frequência foi padronizada internacionalmente em 1939 como referência para a afinação dos instrumentos ocidentais.

Para usar o diapasão, basta segurá-lo pela haste e bater a extremidade arredondada em uma superfície dura, como uma mesa ou uma parede. Depois, aproxime o diapasão do seu ouvido ou encoste-o em alguma parte do seu corpo, como o peito ou a cabeça. Você vai ouvir o som da nota lá, que deve ser igual ao som da quinta corda solta do violão, da primeira corda solta do violino ou da terceira corda solta do violoncelo.

Se você não tem muita experiência em afinar instrumentos ou vozes pelo ouvido, não se preocupe. Existem modelos de diapasões digitais, que mostram em uma tela as diferenças entre os sons até que fiquem iguais. Você também pode usar aplicativos de celular ou sites na internet que simulam o som do diapasão e te ajudam a afinar o seu instrumento ou a sua voz.

Agora que você já sabe o que é diapasão, qual a sua origem e como usá-lo, que tal experimentar esse instrumento na sua próxima sessão musical? Você vai ver como ele pode te ajudar a melhorar a sua afinação e a sua performance. E se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados