Religião

O que é Corpus Christi? Entenda o significado desta data

Você sabe o que é Corpus Christi? Essa é uma data comemorativa muito importante para os católicos, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Neste artigo, vamos explicar o significado, a origem e as tradições dessa festa religiosa que acontece todos os anos no Brasil e em outros países.

O que é Corpus Christi?

Corpus Christi significa, em latim, corpo de Cristo. Essa expressão indica o sentido da comemoração: homenagear a eucaristia, que é o sacramento instituído por Jesus na última ceia, quando ele ofereceu aos seus discípulos o pão e o vinho como símbolos de seu corpo e de seu sangue, que seriam entregues na cruz pela salvação da humanidade.

Os católicos acreditam que, na eucaristia, ocorre a transubstanciação, ou seja, a transformação da substância do pão e do vinho na substância do corpo e do sangue de Cristo. Por isso, a eucaristia é considerada o maior dos sacramentos, pois representa a presença real de Cristo entre os fiéis.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Essa data foi escolhida para lembrar que a última ceia ocorreu em uma quinta-feira santa, véspera da paixão de Cristo.

Qual a origem histórica?

A festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV em 1264, mas sua origem remonta ao século XIII, quando uma freira belga chamada Juliana de Mont Cornillon teve uma visão de Cristo pedindo que ela promovesse uma festa em honra à eucaristia. Ela comunicou sua visão ao bispo de Liège, que acolheu a ideia e celebrou a primeira missa de Corpus Christi em 1246.

A festa se espalhou pela Europa e foi reconhecida pelo papa após um milagre eucarístico ocorrido em 1263, quando um sacerdote duvidou da presença real de Cristo na hóstia consagrada e viu sangue escorrer dela durante a missa. O papa ordenou então que as relíquias do milagre fossem levadas para Orvieto, onde ele estava, e ficou tão impressionado que decidiu estender a festa para toda a Igreja.

A procissão de Corpus Christi surgiu como uma forma de manifestar publicamente a fé na eucaristia e de adorar o Santíssimo Sacramento, que é conduzido pelas ruas em um ostensório (objeto de metal com uma redoma de vidro onde fica exposta a hóstia). A procissão é acompanhada por cânticos, orações e muitos fiéis.

Quais são as tradições de Corpus Christi no Brasil?

No Brasil, a festa de Corpus Christi foi trazida pelos portugueses e se tornou um feriado nacional facultativo. Além da missa e da procissão, uma tradição típica do Brasil é a confecção dos tapetes de Corpus Christi, que são feitos com serragem colorida, flores, areia e outros materiais nas ruas por onde passa a procissão.

Os tapetes têm desenhos que representam símbolos e cenas da fé católica, como o cálice, a cruz, o peixe, o cordeiro, os apóstolos etc. A origem dessa tradição é incerta, mas se sabe que começou pela cidade de Ouro Preto (MG) no século XVIII e se difundiu pelo país.

Os tapetes são uma forma de expressar arte, devoção e respeito pelo Santíssimo Sacramento. Eles são feitos com muito cuidado e carinho pelos moradores e pelas comunidades paroquiais, que se organizam com antecedência para preparar os materiais e os desenhos. Os tapetes são admirados por muitas pessoas que visitam as cidades nessa época do ano.

Agora que você já sabe o que é Corpus Christi , aproveite para participar dessa festa tão bonita e significativa para os católicos. Lembre-se de que a eucaristia é o alimento espiritual que nos fortalece na caminhada da fé e nos une a Cristo e à sua Igreja.

Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados