Religião Sociedade

Iniquidade: entenda esse importante conceito bíblico e social

Iniquidade significa basicamente “ilegalidade”, no sentido de expressar algo que é contrário ao que é justo e correto. Iniquidade é uma palavra que aparece várias vezes na Bíblia sempre para se referir de alguma forma à transgressão da Lei de Deus.

De forma geral, em seu sentido mais amplo, iniquidade significa “perversidade”, “depravação”, “ilegalidade”, “injustiça”, “ação contrária à justiça”, “justiça negativa”, “o que é torto” e “fazer mal”. Todavia, a palavra é utilizada para traduzir vários termos diferentes. Sob esse aspecto ela pode assumir significados mais específicos em determinadas situações.

Origem da palavra iniquidade

A palavra iniquidade tem sua origem no latim i niquitas ou i niquitate, que significa “desigualdade”, “desproporção”, “injustiça” ou “impiedade”. Essa palavra deriva do adjetivo i niquus, que significa “desigual”, “desproporcional”, “injusto” ou “ímpio”. O prefixo i n- indica negação ou oposição, enquanto o radical equus significa “igual” ou “justo”.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica mais comum traduzida por “iniquidade’ é o termo ‘awon. Essa palavra primeiramente se refere ao caráter de uma ação reprovável. Ela enfatiza o estado de rebelião e impureza do homem em relação a Deus (Isaías 64:6). Depois, o termo se expande, passando a expressar a ideia de culpa, como podemos perceber em várias passagens bíblicas (Gênesis 15:16; Números 15:31; 2 Samuel 14:32; Salmos 32:5; Jeremias 2:22; 30:14,15).

Na Septuaginta, versão grega do Antigo Testamento, o termo mais utilizado é o grego a nomia. O mesmo ocorre no Novo Testamento, onde anomia é o termo utilizado para enfatizar a rejeição e a quebra dos mandamentos de Deus. O termo adikia também é encontrado no Novo Testamento. Ele transmite o sentido de uma justiça negativa, ou seja, a injustiça no sentido real.

Iniquidade social

A iniquidade social é a situação em que há uma distribuição desigual e injusta de recursos, oportunidades e direitos entre os diferentes grupos sociais. Ela gera exclusão, discriminação, violência e pobreza. Alguns exemplos sociais são o racismo, o sexismo, a homofobia, a xenofobia e a exploração do trabalho.

Iniquidade jurídica

A iniquidade jurídica é a situação em que há uma aplicação arbitrária ou parcial da lei, favorecendo alguns e prejudicando outros. A iniquidade jurídica viola os princípios da igualdade, da imparcialidade e da legalidade. Alguns exemplos jurídicos são a corrupção, a impunidade, a tortura e a violação dos direitos humanos.

Iniquidade na Bíblia

A iniquidade na Bíblia é um conceito que se refere à transgressão deliberada e consciente da vontade de Deus. É uma rebelião contra Deus, que leva à separação e à condenação eterna.

A Bíblia contém várias passagens que falam sobre a iniquidade e suas consequências. Por exemplo:

  • “Pois eu conheço as tuas transgressões são muitas, e os teus pecados são grandes; afligis o justo, tomais resgate e rejeitais os necessitados na porta.” (Amós 5:12)

Essa citação mostra que Deus conhece e julga as obras dos homens, especialmente dos que oprimem os pobres e os justos. Deus não se agrada daqueles que praticam a iniquidade e os castigará.

  • “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; que fazem das trevas luz e da luz trevas; e fazem do amargo doce e do doce amargo!” (Isaías 5:20)

Essa citação mostra que Deus condena os que distorcem a verdade e a moral, invertendo os valores e confundindo as pessoas. Deus não tolera os que chamam a iniquidade de virtude e a virtude de iniquidade.

  • “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

Essa citação mostra que Deus oferece uma solução para o problema da iniquidade: o seu Filho Jesus Cristo. Aqueles que creem em Jesus recebem o perdão dos seus pecados e a vida eterna. Aqueles que rejeitam Jesus recebem o salário da sua iniquidade: a morte eterna.

Iniquidade e pecado são a mesma coisa

O pecado é definido como uma ação ou atitude que viola um padrão moral ou religioso estabelecido. Pecar é desobedecer às regras de Deus, enquanto a iniquidade refere-se à injustiça cometida por um indivíduo contra outro em relação a direitos humanos básicos, leis naturais ou princípios morais universais.

Então, em outras palavras, o pecado seria uma “escorregada”, um “pisar na bola” que alguém faz perante as leis de Deus, desobedecendo-as. Já a palavra iniquidade, no grego é “anomia” e significa uma “condição daquele que não cumpre a lei”. Ou seja, é aquele pecado que não produz mais sentimentos de culpa, a pessoa peca deliberadamente e eleva-se ao mais perigoso e escorregadio de todos os caminhos.

A Bíblia diz que a iniquidade tem sua sede no coração (Jeremias 17:9; Marcos 7:21-23). Ela é inspirada por Satanás (Mateus 13:19; 1 João 3:12). Ela também é descrita como um mal progressivo e contagioso em suas manifestações (1 Samuel 24:13; Gênesis 6:5). Jesus condenou a prática da iniquidade explicando que ela será o grande motivo para a perdição de muitos. Nosso Senhor também falou que nos últimos dias ela se multiplicará (Mateus 7:23; 13:41; 23:28; 24:12). Em sua Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo também alertou para o perigo da iniquidade (Romanos 6:19).

Conclusão

Iniquidade é um conceito que abrange diversas formas de injustiça, maldade e rebelião contra Deus. Ela traz consequências negativas tanto para os indivíduos quanto para a sociedade.

Compartilhe com amor
© 2023 oqsignifica.com.br - Todos os direitos reservados