Saúde

Cognitivo: o que é, como funciona e como desenvolvê-lo

Cognitivo é um termo que se refere ao processo de aquisição de conhecimento, ou seja, à cognição. A cognição envolve diversos fatores, como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio e outros, que fazem parte do desenvolvimento intelectual de cada indivíduo .

A psicologia cognitiva é uma área de estudo que investiga como os processos mentais influenciam o comportamento e o desenvolvimento cognitivo. Existem diferentes teorias e abordagens sobre como se dá a aprendizagem e a construção do conhecimento, sendo as mais conhecidas as de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e outros.

Significado de cognitivo

O significado de cognitivo está ligado à capacidade humana de compreender e aprender sobre o mundo que o cerca, podendo estabelecer relações, obter conclusões, prever acontecimentos e projetar teorias.

A palavra “cognitivo” vem do latim *noscere*, que significa “saber”. Assim, o cognitivo se aplica a tudo que está relacionado ao conhecimento.

Em um sentido amplo, todos os seres vivos possuem uma certa capacidade de cognição, ou seja, de traduzir suas experiências em aprendizagem e assim se adaptar melhor ao seu meio, aplicando certas formas de memória e privilégio de informação.

Porém, nenhuma outra espécie possui a enorme capacidade cognitiva do ser humano, que lhe permitiu, entre muitas outras coisas, estudar a própria cognição e identificar conceitos próximos de importância, como inteligência, percepção, aprendizagem ou raciocínio.

Etimologia de cognitivo

A etimologia de cognitivo remonta ao latim *noscere*, que significa “saber”. Esse verbo originou o substantivo *cognitus*, que significa “conhecimento”. Esse substantivo derivou o adjetivo *cognitivus*, que significa “relativo ao conhecimento”.

O termo *cognitivus* chegou ao português através do francês *cognitif*, que foi registrado pela primeira vez no século XVII. O termo *cognitivo* foi registrado no português no século XIX.

Processo cognitivo

O processo cognitivo é o conjunto de operações mentais que realizamos para perceber, codificar, armazenar e vincular informações. Pode ser tanto a informação obtida através dos sentidos do mundo externo, quanto aquela formulada de forma autônoma, em nosso fórum interno.

Esses processos cumprem o propósito de nos adaptar ao ambiente, que pode parecer simples, mas na realidade é uma dinâmica extremamente complexa, na qual modificamos nosso comportamento, prevemos ações futuras, formulamos hipóteses e teorias e cumprimos os propósitos que nos atribuímos.

Os processos cognitivos podem ser de dois tipos:

– Simples ou básicos. Quando envolvem as ações mínimas de percepção e retenção da informação para que possamos processá-la e trabalhar com ela. São exemplos: a percepção pelos sentidos, a capacidade de focar a atenção, as atividades fundamentais da memória e o processamento mínimo da informação sensorial.

– Superiores ou complexos. Quando envolvem um alto nível de esforço e integração das funções mentais do indivíduo. Permitem-lhe elaborar suas próprias informações a partir do que é percebido em altos níveis de abstração ou profundidade. São exemplos: a formação do pensamento, a aprendizagem, a capacidade lógica, a criatividade e a linguagem.

O que é psicologia cognitiva?

A psicologia cognitiva é uma vertente da psicologia que se dedica a estudar os processos mentais que estão envolvidos na cognição, ou seja, na forma como as pessoas recebem, interpretam, armazenam e utilizam as informações do meio ambiente.

O estudo da psicologia cognitiva surgiu na década de 1950, como uma reação ao behaviorismo, que se concentrava apenas no estudo do comportamento observável e ignorava os processos internos da mente. A psicologia cognitiva se baseia em métodos experimentais e em modelos computacionais para entender como funciona o pensamento humano.

A psicologia cognitiva abrange diversos temas, como a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, a solução de problemas, a tomada de decisão, a linguagem, a inteligência e outros. Além disso, a psicologia cognitiva se relaciona com outras áreas do conhecimento, como a neurociência, a inteligência artificial, a filosofia e a educação.

O que são terapias cognitivas?

As terapias cognitivas são formas de psicoterapia que se baseiam nos princípios da psicologia cognitiva e que têm como objetivo ajudar as pessoas a modificar seus pensamentos e crenças disfuncionais que afetam seu bem-estar emocional e seu comportamento.

As terapias cognitivas partem do pressuposto de que os pensamentos são os responsáveis por gerar os sentimentos e as emoções das pessoas, e que muitas vezes esses pensamentos são distorcidos ou irracionais. Por isso, as terapias cognitivas buscam identificar e corrigir esses pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos mais realistas e adaptativos.

Existem diferentes tipos de terapias cognitivas, sendo as mais conhecidas:

  • Terapia Cognitiva Clássica: desenvolvida por Aaron Beck na década de 1960, é uma forma de terapia que se foca em tratar os transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade. A terapia cognitiva clássica utiliza técnicas como o questionamento socrático, as reestruturações cognitivas e as tarefas comportamentais para ajudar os pacientes a mudar seus esquemas mentais negativos.
  • Terapia Cognitivo-Comportamental: é uma forma de terapia que combina elementos da terapia cognitiva clássica com elementos da terapia comportamental. A terapia cognitivo-comportamental visa não apenas modificar os pensamentos disfuncionais dos pacientes, mas também ensiná-los a mudar seus hábitos e comportamentos que contribuem para seus problemas. A terapia cognitivo-comportamental é uma das mais utilizadas na atualidade e tem eficácia comprovada para diversos transtornos psicológicos.
  • Terapia Racional-Emotiva: criada por Albert Ellis na década de 1950, é uma forma de terapia que se baseia na ideia de que as pessoas sofrem não por causa dos acontecimentos em si, mas por causa das interpretações que fazem desses acontecimentos. A terapia racional-emotiva utiliza o método ABCDE para ajudar os pacientes a identificar e modificar suas crenças irracionais que geram emoções negativas.
  • Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (TCBM): É uma linha de psicoterapia que combina elementos da terapia cognitiva com técnicas de mindfulness ou atenção plena. Ela tem como objetivo ajudar o paciente a desenvolver uma maior consciência de seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais no momento presente. Ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.
  • Terapia Cognitivo-Analítica (TCA): É uma linha de psicoterapia que integra elementos da terapia cognitiva com elementos da psicanálise. Ela tem como objetivo ajudar o paciente a compreender seus padrões relacionais disfuncionais que se originam na infância e se repetem na vida adulta. Ajuda o paciente a reconhecer e modificar esses padrões, melhorando suas relações consigo mesmo e com os outros.

Quais são as teorias cognitivas?

As teorias cognitivas são conjuntos de ideias e conceitos que tentam explicar como se dá o desenvolvimento cognitivo das pessoas, ou seja, como elas adquirem e constroem o conhecimento ao longo da vida.

Existem diversas teorias cognitivas, sendo as mais influentes as seguintes:

  • Teoria Cognitiva de Piaget: elaborada pelo epistemólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, é uma teoria que defende que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de estágios qualitativamente diferentes, que vão desde o nascimento até a adolescência. Cada estágio representa um nível de complexidade e abstração do pensamento, que é resultado da interação entre o organismo e o meio ambiente. Os estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
  • Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky: proposta pelo psicólogo e pedagogo russo Lev Vygotsky, é uma teoria que enfatiza o papel do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Segundo Vygotsky, a aprendizagem se dá por meio da mediação de outras pessoas mais experientes, que transmitem os conhecimentos e as ferramentas culturais para as crianças. Além disso, Vygotsky destaca a importância da linguagem como instrumento de comunicação e de organização do pensamento.
  • Teoria Psicogenética de Wallon: formulada pelo psicólogo e filósofo francês Henri Wallon, é uma teoria que considera o desenvolvimento cognitivo como parte integrante do desenvolvimento global da pessoa, que inclui também os aspectos afetivos, motores e sociais. Wallon propõe que o desenvolvimento se dá por meio de alternâncias entre fases de predominância afetiva e fases de predominância cognitiva, que vão desde o nascimento até a adolescência. As fases são: impulsiva-emocional, sensório-motora e projetiva, personalista, categorial e puberdade e adolescência.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é cognitivo, o que é psicologia cognitiva, o que são terapias cognitivas e quais são as principais teorias cognitivas. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você ampliar seus conhecimentos sobre esse tema tão importante para entender como as pessoas pensam e aprendem.

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